Dicas e planilhas de treinamento grátis para atletas de ciclismo e MTB. Incluindo como calcular sua potência (FTP), zonas de frequência cardíaca e como emagrecer pedalando.
A temporada de ventos começou, todos os anos nos meses de agosto, setembro e outubro nós ciclistas somos abraçados pelo vento em nosso país, e saber treinar nesta época pode te trazer muitos ganhos e não deixar você perder a motivação de realizar sua sessão de treino.
Vamos listar para você 5 estratégias que você pode adotar e vai deixar seu treino ainda mais eficiente nesta época que soltar pipa é mais convidativo do que colocar a cara no vento e desfrutar das boas sensações de uma boa pedalada, não é verdade? CLARO QUE NÃO!!
Então vamos deixar este treino mais eficiente já que é de sofrer que a gente gosta.
1 – Procure sair para treinar em grupo, quando você anda de roda o seu gasto energético é em torno de 30% menor, se você sai em grupo para pedalar, vocês podem fazer um rodizio na ponta do pelotão e isso além de deixar seu treino mais dinâmico vai fazer com que você poupe energia durante o treino.
2 – Use uma cadencia mais suave, ou seja, não gire muito e também não ande com marchas muito pesadas para gastar demais suas forças, lembre-se, força é igual dinheiro, quem guarda tem!
3 – Abaixe-se na bike, a sua bicicleta foi criada com prioridade de performance e para te deixar mais aerodinâmico possível, o fato de você pegar na parte de baixo de seu guidão vai deixar você com uma parte frontal menor e isso vai fazer com que você sofra menos com a resistência do vendo.
5 – Abrace o vento e torne ele seu migo, não adianta você sair para treinar e fica reclamando do vento o tempo todo, está é uma situação que foge de suas mãos, então aceite a condição e tire proveito disto, o fato de você estar treinando com ventos fortes vai te deixar capacitado para situações semelhante em competições. Faça disto um diferencial.