Treino de Ciclismo: dicas e planilhas de treinamento

Dicas e planilhas de treinamento grátis para atletas de ciclismo e MTB. Incluindo como calcular sua potência (FTP), zonas de frequência cardíaca e como emagrecer pedalando.

Como subir melhor uma montanha ou uma subida curta


Vários fatores diferenciam atletas,  no que se refere a subir melhor do que o outro, entre estes fatores tipo de fibra muscular, peso, característica do atleta entre outros, porém o corpo humano é adaptável a qualquer estimulo que o submetemos e para o atleta que não se considera um bom escalador, saiba que através de treinamento especifico e dedicação você pode melhorar e muito a ação de escalada e até mesmo ter êxito em competições ou eventos com muitas subidas. A seguir vamos relacionar para você algumas dicas de como melhorar a sua escalada ou a sua forma de subir.

1 – Definir o Objetivo

Definir o objetivo ou o tipo de subida que você quer melhorar é o primeiro passo, se você estiver treinando para uma única subida ou para uma corrida por etapas que envolve muitas subidas de diferentes distancias é muito importante, a partir dai você passa a selecionar o tipo de treino que terá que ser feito, se será subida curta, longa, subidas com passo constante ou se terá que simular ataques.

2 –  Qualidade e não apenas quantidade

Muitos ciclistas acham que treinar é acumular quilômetros rodados na semana e acabam se esquecendo da qualidade destes quilômetros e a especificidade de seus treinos, se você pensa em melhorar a sua performance passe a considerar a qualidade de seus treinos e dar especificidade a eles, ou seja, treinar o que você quer melhorar e de forma organizada, não apenas especificando mas também dando qualidade aos seus treinos.

Muitos ciclistas não vencem seus desafios não porque não conseguiram chegar no ponto final, mas porque não conseguiram chegar tão rápido o suficiente no final ou no momento decisivo.

3 – Repetição

Visando qualidade você deve escalar repetidamente subidas variadas com inclinação e distancias distintas. Isto vai fazer com que seu corpo esteja adaptado a variação de subidas durante um mesmo trajeto.

Você pode por exemplo subir 5 vezes uma mesma subida com intervalo de 5 minutos entre cada escalada, sendo 5 min de escalada intensa (zona 4) com 5 min de intervalo de recuperação ativa.

4  – Simular ataques – Variação de ritmo

Em uma escalada na zona 4 você pode simular ataques na zona 5 de intensidade, variando estes ataques em tempo, distancia e intensidade, e voltar para a intensidade zona 4, ou até mesmo zona 3 com 30 segundos ou 1 min de intervalo e então repetir este ataque.

Uma escalada seja ela curta ou longa exige que você tenha capacidades muito bem treinadas e é importante estar atento a seu limiar de lactato, VO2 e a tolerância ao lactato.