Treino de Ciclismo: dicas e planilhas de treinamento

Dicas e planilhas de treinamento grátis para atletas de ciclismo e MTB. Incluindo como calcular zonas de frequência cardíaca e como emagrecer pedalando.

Você quer emagrecer? Emagrecendo na zona cardíaca certa de treino


Grande parte dos ciclistas que estão acima do peso, têm a ideia de que para emagrecer basta passar horas na bike na famosa “zona de queima de gordura”. Isso realmente tem seus fundamentos, mas saiba que é apenas uma parte do que pode ajudar você tirar aqueles quilinhos tão indesejados.
Os treinos de alta intensidade nos permitem ter um gasto energético bem alto, podendo manter esse gasto elevado por horas e horas após o treino. Portanto, os treinos intervalados se encaixam perfeitamente dentro de um plano de treino com objetivo de perda de peso. Tratando-se do gasto energético propriamente dito, você pode chegar a gastar 1000 calorias num treino intenso de 1 hora e continuar gastando ao longo do dia, enquanto num treino longo de baixa intensidade você precisaria de pelo menos 3 horas para tal gasto. Esses treinos de baixa intensidade podem ser feitos em dias alternados com os de maior intensidade.
Lembrando, para sua segurança, que uma perda de peso para ser considerada saudável deve estar na faixa de até 0,5 kg por semana. E se você está numa fase de treinos específicos muito duros, não seria o melhor momento para focar na perda de peso. Você vai precisar de energia para treinar e restringindo sua alimentação isso vai comprometer seu rendimento e sua recuperação de treino.
Viviane Lourenço